Pesquisa personalizada

sábado, 25 de abril de 2009

Gildo de Freitas – Gaúcho Guapo


Compositor: Gildo de Freitas

Álbum: De Estância em Estância

Ano: 1969


Gaúcho Guapo


Houve uma festa de muita importância

Era uma festa de gineteada

Foi promoção do dono da estância,

Pra dar um premio para a gauchada.

Tinha um picaço por nome esperança

No lombo dele não parava nada

Eu não sou cria de raça bem mansa

E resolvi de topar a parada


Eu cheguei lá no horário certo

Tava a fazenda toda enfeitada

Tava o picaço relinchando alerto

Metendo medo em toda a gauchada

Tava o patrão, uma filha perto

Já de vereda pedi a bolada

Eu sou gaúcho que não me aperto

E gosto mesmo de lida pesada.


Já de vereda eu apertei os cascos

Montei pra cima e baixei o laço

Fazendo cócegas só no sovaco

Cantarolando as esporas de aço.

Dava corcóvio de arrancar cavaco

Embodocava o lombo do picaço

Cada corcóvio que dava o velhaco

Eu dava nele dois ou três laçaços.


Corcoveou mais que meia hora

E eu sorrindo em cima do lombo

Dando comida pra minha espora

E abrindo talho se ia um rombo.

Corcoveiava muito campo a fora

Porem nunca sem me dar um tombo

Pra mim cair só de caipora

E a desgraça é coisa que eu não zombo


Esse cavalo parou de repente

Dando sinal que não podia mais

A trotezito voltei novamente

Fazendo tudo que um ginete faz.

Já encontrei o povo contente

Batendo palma e me dando cartaz

E disse a moça papai que vivente

Para ficar de seu capataz.


Eu aceitei a capatazia

Depois mais tarde me casei com a prenda

Foi o premio desta a montaria

Ganhei a china e aumentei a renda

E você comprem nessa livraria

Que existe um livro que conta essa lenda

Dei lhe porrete nele a reveria

Fiquei de dono daquela fazenda.


--------------------------------------------------------------------------------

(Agradeço ao Valderi José Preuss por enviar para o Blog Gildo de Freitas a letra desta música)



Para conhecer mais letras e saber informações sobre as músicas do Gildo de Freitas acessem:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/listagem-oficial-de-msicas.html


Para conhecer a trajetória pessoal e musical do Gildo de Freitas acessem sua Biografia:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/biografia-do-gildo-parte-1.html


E não deixem de conferir também as brigas com Teixeirinha:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/11/gildo-vs-teixeirinha-i.html

Nenhum comentário: