Pesquisa personalizada

sábado, 13 de junho de 2009

Casinha do pé de Umbu


Hoje a publicação da letra é muito especial, compartilho essa letra graças à colaboração do Arnaldo Guerreiro que desde Portugual colabora com esse Blog. Tenho hoje a satisfação de publicar a letra da música “Casinha do pé de Umbu” . Há duas versões sobre a época que ela foi escrita.


Uma das versões é que Gildo de Freitas compôs em sua estada em Alegrete na década de 50. Ele soube por um amigo que já era dado como morto em Porto Alegre por sua família e amigos, quando na verdade ele estava em Alegrete meio entrevado e adoentado, mas vivo e mesmo em cadeira de rodas fazia suas apresentações e teria ficado muito triste e por essa razão compôs ‘casinha do pé de umbu’. Nessa ocasião ele também compôs “Carta pra Mamãe”.


Outra versão é que essa teria sido a ultima composição do Gildo de Freitas escrita em 1982, em mais uma de suas inúmeras internações no hospital e isso explicaria porque ela não fora gravada pelo Gildo de Freitas. A única gravação que existe é com o trovador e cantor Formiguinha que era grande amigo do Gildo de Freitas.


Aproveito também para chamar a atenção para que sintonizem o programa “Coisas do Sul” apresentado aos domingos no Sbt-RS ás 09:00 pelo trovador Volmir Martins (ainda vou confirmar se amanhã ou no próximo domingo) esse programa vai realizar uma homenagem ao Rei dos Trovadores, Gildo de Freitas. Para quem possui uma placa de captura de Tv não há melhor oportunidade de gravar para postar depois no Youtube conteúdo sobre o Gildo de Freitas. Se alguém realizar isso avise este Blog (jaisondb@gmail.com) para desse modo fazer a divulgação.


E como estamos na semana de aniversário do Gildo de Freitas, onde ele completaria 90 anos, fiquem agora com a letra.

Casinha do pé de Umbu

(Gildo de Freitas )


(Declamado)

Já muito tempo passou-se

Porém me recordo ainda

De uma sombra muito linda

De um umbu, intitulado

Era ali o meu sesteiro

Minhas horas de recreio

De meus filhos arrodeado

Depois que nós almoçava

Era ali que eu sesteava

Reunindo a família

O Jorge, o Paulo, o José

A Jurema minha mulher

E a Neuza minha filha

Aquela nossa alegria

Pra mim até parecia

Que não terminava mais

Mas qual ? Terminou ligeiro

Porque o destino traiçoeiro

Vinha correndo de trás.


( Cantado )

Casinha do Pé de Umbu

Pergunto como vai tu ?

Como vai minha famíia ?

Que fim levou meus carinhos

Os meus queridos filhinhos

E da minha mulher querida

Casinha eu pergunto ainda

Onde anda as pilchas linda

Que eu deixei por aí ?

O arreio, o meu cavalo

E o laço de eu dar pealo

Que eu nunca mais esqueci.


Casinha quando eu saí

De todos me despedi

Há muitos anos atrás

Saí pra voltar ligeiro

Mas o bom laço traiçoeiro

Não me deixou voltar mais

Casa velha te convença

Que não é como se pensa

Nasce na idéia da gente

Eu sei que eu bem voltava

Eu mesmo não esperava

Que eu caísse doente.


Não existe pra vocês

Porém me ajude outra vez

Por minha esposa querida

Rezar pelos nossos filhos

Para que tenham bom trilho

Na longa estrada da vida

Eu sei que não darei volta

Mas mesmo assim não te importa

Por que o destino quer

Os filhos honram meu nome

Eu sofri na leide homem

Tu sofres por ser mulher.


-----------------------------------------------------------------------


Abaixo fiquem com a imagem de Formiguinha, grande amigo do Gildo de Freitas.






Nenhum comentário: