Pesquisa personalizada

sábado, 16 de maio de 2009

Gildo de Freitas provoca Pedro Raimundo

Em se tratando de provocações em disco, o primeiro alvo do Gildo de Freitas não foi Teixeirinha. Gildo de Freitas em seu primeiro Lp em 1964 provocou Pedro Raymundo respondendo a música “Adeus Mariana” com a canção “Que Jeito Têm a Mariana”.

Para quem não sabe, Pedro Raimundo fora o primeiro cantor gaúcho a ter destaque nacional, pouco antes do fenômeno de vendas Teixeirinha.


Não se têm muitos registros sobre Pedro Raimundo na web, mas destaco este trecho do filme “Nobreza Gaúcha” de 1958 onde Pedro Raimundo está atuando como ator.



E agora fiquem com e letra da música “Adeus Mariana” do Pedro Raimundo que já foi regrava dezenas de vezes por outros cantores entre eles Sergio Reis, Os Serranos, Oswaldir e Carlos Magrão, Gaúcho da Fronteira entre outros.



Adeus Mariana


Nasci lá na cidade me casei na serra
Com minha Mariana moça lá de fora
Um dia eu estranhei os carinhos dela
E disse Adeus Mariana que eu já vou embora


É gaúcha de verdade de quatro costados
Que usa chapéu grande, bombacha e esporas
E eu que estava vendo o causo complicado
Disse Adeus Mariana que eu já vou embora


Nem bem rompeu o dia me tirou da cama
Encilhou o tordilho e saiu campo afora
E eu fiquei zangado e saí dizendo
Adeus Mariana que eu já vou embora


Ela não disse nada mas ficou cismando
Que era dessa vez que eu daria o fora
Pegou a soiteira e veio contra mim
Eu disse larga Mariana que eu não vou embora


Ela ficou danada e foi quebrando tudo

Pegou a minha roupa e jogou porta fora

Eu fiz uma trouxa e sai dizendo

Adeus Mariana que eu já vou embora

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



Mas a resposta do Gildo de Freitas não deve ser interpretada como provocação, ela deve ser vista como uma homenagem ao pioneiro cantor gaúcho Pedro Raymundo e logicamente a resposta foi ao estilo Gildo de Freitas que todos nós conhecemos.

Mas agora fiquem com a letra da música:


Que Jeito Têm a Mariana


- Vai te preparando Pedro Raimundo


Pedro Raymundo discute a confiança

Apesar que eu não te conheço bem

Quero que mande os versos por lembrança

Me-explicando o jeito que a Mariana têm

Pedro Raymundo discute a confiança

Apesar que eu não te conheço bem

Quero que mande os versos por lembrança

Me-explicando o jeito que a Mariana têm

-Tô ansioso pra saber...


Faço a pergunta já desconfiado

Que eu me representa que vi a Mariana

Dando peleia para três soldados

Têm que ser ela se acauso não me engano

Faço a pergunta já desconfiado

Que eu me representa que vi a Mariana

Dando peleia para três soldados

Têm que ser ela se acauso não me engano


Está mulher que eu to te falando

É uma alta meia magricela

Parou rodeio para três Brigadianos

E não puderam tomar conta dela

Está mulher que eu to te falando

É uma alta meia magricela

Parou rodeio para três Brigadianos

E não puderam tomar conta dela

- Está china veia dava mais volta

do que polca em parafuso seu.


Eu vendo a briga me lembrei daquela

Que há muito tempo foi a china tua

Que te deixava lavando as panelas

Agarrava as armas e saia para a rua

Eu vendo a briga me lembrei daquela

Que há muito tempo foi a china tua

Que te deixava lavando as panelas

Agarrava as armas e saia para a rua

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



Para complementar vale lembrar que na música “Sonhei Que Fui ao Céu” Gildo de Freitas volta a citar Pedro Raimundo em uma música, dessa feita ele já era falecido e também era uma homenagem ao Pedro Raimundo e outros cantores que já haviam falecido.



Para complementar algumas informações.


Pedro Raimundo nasceu em Imaruí, Santa Catarina na data de 29 de junho de 1906(29 de junho que vem a ser data de São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul). Seu nome verdadeiro é João Felisberto Raimundo. Passou a viver em Porto Alegre em 1930, onde foi condutor de bondes e inspetor de trafego e tocava sua acordeona nos cafés do Mercado Publico nas horas de folga.

Começou a ter destaque quando em 1939 passou a se apresentar na radio Farroupilha onde organizou o Quarteto dos Tauras. Ainda na década de 40 excursionou pelo interior do estado. No ano de 1942 foi pela primeira vez ao Rio de Janeiro onde se apresentou no Show Muraro da Rádio Mayrink Veiga e também foi se apresentar em alguns programas da Radio Tupi. Logo depois foi contratado pela Radio Nacional. Em 1943 lançou seu primeiro disco com a música Tico-tico no terreiro e o xótis Adeus Mariana.

Se Teixeirinha foi o Rei do Disco, Gildo de Freitas o Rei dos Trovadores, Pedro Raimundo também tinha um titulo, o de “O gaúcho alegre do rádio”.

Pedro Raimundo faleceu no Rio de Janeiro em 9 de julho de 1973 aos 67 anos.


Um comentário:

Edson disse...

Vamos ser justos. Ninguem lembrou de mais um grande taura. JOSÉ MENDES