Pesquisa personalizada

sábado, 8 de agosto de 2009

Gildo de Freitas – Desafio de um Paulista e de um Gaúcho

Compositor: Gildo de Freitas e Flor da Serra

Álbum: Gildo de Freitas

Ano: 1973


Desafio de um Paulista e de um Gaúcho


Locutora: Agora vamos ter o prazer de apresentar

dois trovadores, um paulista e um gaúcho sendo eles

Gildo de Freitas e Flor da Serra para os aplausos de

vocês... e agora como o espaço de radio é curto sai

cantando Flor da Serra.


- Risca a Gaita Gaiteiro...


Flor da Serra:

Amigo Gildo de Freitas

O que tu andas fazendo

Aqui por estas bandas

Anda comprando ou vendendo

Andas dando ou apanhando

Andas ganhando ou perdendo


Gildo de Freitas:

Nem dando nem apanhando

Nem ganhando nem perdendo

Vivo na escola do mundo

Ensinando e aprendendo

Sou nascido no Rio Grande

O senhor fique sabendo


Flor da Serra:

Isto eu já fiquei sabendo

E que és bom repentista

O senhor fique ciente

Hoje por primeira vista

Tu vais entregar aos poucos

Para um trovador paulista


Gildo de Freitas:

Para um trovador Paulista

Paulista tu te convence

Que eu nasci para fazer verso

E esta trova me pertence

E o patrão dos trovadores

É o pavilhão Rio Grandense


Flor da Serra:

No Pavilhão Rio Grandense

Estou trovando contigo

O povo da tua terra

Não reconhece o perigo

Em alguns anos atrás

Foram dois estados inimigos


Gildo de Freitas:

Foi dois estados inimigos

Há muitos anos atrás

Mas tenho convicção

Que hoje não brigue mais

E o novo desafio

Retratam um sinal de paz


Flor da Serra:

Retratam um sinal de paz

És trovador competente

Se o povo daqueles tempos

Fossem mais inteligentes

Não haviam tantas guerra

Nem matavam tanta gente


Gildo de Freitas:

E de fato tu tens razão

Não matavam tanta gente

É que o estudo aumentou

Hoje é tudo diferente

Se nota pelo governo

Deste novo presidente


Flor da Serra:

Este novo presidente

Nos trouxe tanta alegria

Na hora que este Brasil

Tantas mortes prometiam

Se não fosse este gaúcho

Triste de nos o que seria


Gildo de Freitas:

Hai triste de nós o que seria

É uma barbaridade

Porque até o homem deseja

Pra o povo a tranqüilidade

Por isso nois dois também

Vamos trovar com a amizade


Flor da Serra:

Vamos trovar com amizade

Mas comigo é diferente

Eu respeito no Brasil

As leis do teu presidente

Mas na trova não respeito

Gaúcho na minha frente


Gildo de Freitas:

Gaúcho na tua frente

Eu não vim pra fazer guerra

Eu sou o Gildo de Freitas

E tu és o Flor da Serra

Mas se eu perder pra paulista

Não retorno a minha terra


Flor da Serra:

Não retorna a tua terra

Tu lida com paciência

Porque aqui em São Paulo

Vais encontrar resistência

O trovador que eu pegar

Não volta mais para querência


Gildo de Freitas:

Se eu não voltar para a querência

Não é por faltar talento

Só se houver uma paulista

Que mude o meu pensamento

Bonita e cheia da grana

Pra fazer bom casamento


Flor da Serra:

Pra fazer bom casamento

Precisa ser rica e bela

O Gildo tu estás coroa

Pra casar com a donzela

Vê se me explica cantando

Qual a sua intenção com ela


Locutora: E como o espaço é curto

Canta seu ultimo verso Gildo de Freitas.


- Obrigado menina!


Gildo de Freitas:

A minha intenção com ela

Eu sou um homem sem luxo

Depois que eu gosto da china

Eu honro quem mandou o cartucho

Venço a trova e levo ela

Pra o território gaúcho



---------------------------------------------------------------------------------


Para conhecer mais letras e saber informações sobre as músicas do Gildo de Freitas acessem:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/listagem-oficial-de-msicas.html


Para conhecer a trajetória pessoal e musical do Gildo de Freitas acessem sua Biografia:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/biografia-do-gildo-parte-1.html


E não deixem de conferir também as brigas com Teixeirinha:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/11/gildo-vs-teixeirinha-i.html

Nenhum comentário: