Pesquisa personalizada

domingo, 14 de junho de 2009

Trova em homenagem a Gildo de Freitas


Dando prosseguimento a semana que marca os 90 anos do nascimento do Gildo de Freitas mais uma postagem muito especial.



Para homenagear Gildo de Freitas, José Portella Delavi e Moraizinho gravaram essa trova:


Homenagem a Gildo de Freitas


Compositor: Portela Delavi e Moraizinho

Álbum: Gildo de Freitas – Mensagem Final

Ano: 2003


Locutor: Senhoras e senhores uma homenagem

A aquele que foi o rei da trova Gildo de Freitas

trago dois consagrados trovadores da mais alta

expressão da nossa trova gaúcha José Portella Delavy

e Moraizinho.


(Portella Delavi)

Se é para sair primeiro

Eu para cantar não me privo

Relembrar Gildo de Freitas

Para nos é grande incentivo

Foste o rei dos trovadores

No nosso verso nativo

O povo não te esqueceu

Para nos tu não morreu

Ainda continuas vivo


(Moraizinho)

Ainda continua vivo

Não consigo compreender

Trovador igual ao Gildo

Não deveria morrer

Abria o peito e cantava

Pra nos só dava prazer

Em qualquer parte que ande

As platéias do Rio Grande

Jamais irão te esquecer


(Portella Delavi)

Jamais irão te esquecer

Depois que o Gildo partiu

O verso ficou mais fraco

E a rima diminuiu

O coração do Rio Grande

Está sentindo um vazio

Rezando eu tiro um chapéu

Deus abençoe no céu

O campeão do desafio


(Moraizinho)

O campeão do desafio

Que hoje está em outra doutrina

Suas obras e cantigas

Jamais o tempo termina

Foste um grande baluarte

Da nossa trova sulina

Com tua cantiga santa

Hoje para os anjos tu canta

Lá na querência divina


(Portella Delavi)

Lá na querência divina

Tu ausência nos dá tristeza

Abre a boca para cantar

E a minha voz fica presa

E a tua força me ilumine

Pra mim cantar com firmeza

Que eu encontre rimas novas

Para fazer com que a trova

Não perca sua beleza


(Moraizinho)

Não perca sua beleza

E cada verso que faço

Parece que está te enxergando

Com este teu peito de aço

Numa rodada de trova

Com os trovadores do espaço

Com teu estilo perfeito

Com a gaita branca no peito

E um pala atado no braço


(Portella Delavi)

E um pala atado no braço

Assim você me aparece

Eu fico cantando verso

Rimando em forma de prece

Este povo do rio grande

Bate palma e me agradece

Transmitindo essa mensagem

Para render nossa homenagem

Ao trovador que merece


(Moraizinho)

A um trovador que merece

Sem medir crença nem cores

Tu deixaste aqui na terra

Milhões de admiradores

Que reza pra que tu andes

Só em caminho de flores

Pelos anjos seja visto

Sentando ao lado de cristo

Porta voz dos trovadores


(Portella Delavi)

O porta voz dos trovadores

Com deus e virgem Maria

Pelo nome de quem canta

Lutamos todos os dias

Com os nossos versos de trovas

Que traz para o povo alegria

Enquanto a gente viver

Vamos tentando fazer

Aquilo que tu fazia


(Moraizinho)

Aquilo que tu fazia

Hoje fizemos por ti

Já que o nosso tempo é curto

Vamos parar por aqui

Tentando dizer em versos

Um pouco do que eu senti

Numa expressão de carinho

Do trovador Moraizinho

(Delavi) – E o Portella Delavi

------------------------------------


E excepcionalmente desta vez compartilho com todos os amigos do Blog Gildo de Freitas o áudio ou seja a trova em homenagem a Gildo de Freitas na integra.



Nenhum comentário: