Pesquisa personalizada

domingo, 29 de junho de 2008

Disco Analisado-Gildo de Freitas e seus convidados



Um dos Lps de maior sucesso de Gildo de Freitas sem dúvida foi “Gildo de Freitas e seus Convidados” de 1975. Nele Gildo trazia no Lado A do Lp “Resposta do Facão Três Listras” que nada mais era a resposta ao Teixeirinha e seu facão Três listras. Na faixa dois tinha a música “Sonho de Criança” interpretado pelo grupo “Os Coroas”. Aliás neste disco só existe duas músicas que são interpretadas pelo Gildo. Falso Juramento é faixa três, letra do Gildo, mas interpretado pelos irmãos Vargas. Na faixa 4 têm “Brasil pra Frente” onde quem canta é Os Coroas, mas a letra é do Gildo. Encerra o lado A, a faixa 5 com a música “Trovador dos Pampas” homenagens dos Irmãos Vargas ao Gildo de Freitas.
O lado B começa com “Resposta ao Relho Trançado” novamente têm o Teixeirinha como alvo e pode se dizer que o Gildo acertou na mosca nessa música. O Lado B segue com Homenagem a um Artista(Os Coroas), Marinheiro Apaixonado(Irmãos Vargas), Triste Fato(Zé Mineiro) Na Casa do Chico Torto letra de Mario Filho e numa evidente alusão ao Baile do Chico Torto e têm o Gildo como Personagem e quem cantam são Os Coroas. O Disco termina com Despedida do Rio Grande regravada pelos irmãos Vargas. Essa música já havia sido gravado pelo Gildo no lp “Desafio do Padre e o Trovador de 1966. Bom pessoal é isso, abaixo a capa do Lp”. Em Breve trarei mais um Lp para ser analisado.


Para conhecer as letras e saber informações sobre as músicas do Gildo de Freitas acessem:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/listagem-oficial-de-msicas.html


Para conhecer a trajetória pessoal e musical do Gildo de Freitas acessem sua Biografia:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/biografia-do-gildo-parte-1.html


E não deixem de conferir também as brigas com Teixeirinha:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/11/gildo-vs-teixeirinha-i.html


Um comentário:

Unknown disse...

olá, sou gaiteiro de um cantor gaucho e acompanhei ja varias vezes o cantor Zé Mineiro que canta uma musica neste disco(face B musica 4), tenho varios videos dele no you tube, ja veio varias vezes em minha casa, esse Marco Aurélio "o repentista" anda a varios anos mentindo sobre sua atuação em musicas de Gildo de Freitas, que quem canta na verdade e o seu Zé Mineiro que canta na musica "Retorno de Papai", para provar que nao e mentira o seu ze mineiro tem o casaco q o gildo usou em seu ultimo programa no galpao crioulo, se quiserem mais informaçoes meu e mail: Filiperosa96@hotmail.com