Pesquisa personalizada

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Duelo entre Gildo e Müller

Meus amigos, hoje tenho o imenso prazer em compartilhar trecho de uma trova entre Gildo de Freitas e Luiz Muller. Se Gildo de Freitas era reconhecido como o melhor trovador, Gildo reconhecia em Luiz Muller um dos mais difíceis adversários nos versos.

Luiz Muller era muy valente nos versos, era cego e também foi co-autor de algumas músicas do José Mendes. Era também assíduo participante do Grande Rodeio Coringa na radio Farroupilha.




Aproveito essa trova para fazer um pedido. Na capital, na Radio Farroupilha(nos tempos dos Diários Associados), Radio Gaúcha e depois a radio Metrópole transmitiam programas em que Gildo de Freitas e outros trovadores como Portella Delavy, Durval Ignácio Silva, Genésio Barreto, Raul Sotero, Garoto de Ouro, Formiguinha, Alvari Silveira, Joãozinho Azevedo, Antoninho Silva, Inácio Cardoso, Tereco, Francisco Vargas, Valdomiro Melo enfim alguns famosos improvisadores de versos participavam. No interior na mesma forma.

Com o surgimento do Cd, as velhas fitas K7 foram aposentadas mas nos anos 60/70/80 a maneira mais comum de se gravar programas e músicas tocadas nas rádios eram as velhas fitas K7.

Por isso perguntem aos seus vizinhos, tios, avôs enfim, pessoas que eram fãs do Gildo e de trovas se acaso eles gravavam essas apresentações, que hoje podem estar em alguma fita k7 que ainda esteja guardada. Se alguém possui esteja ciente que possui uma jóia da historia da Trova Rio-Grandense que precisa ser estudada.

Consultem também as suas rádios locais que são antigas e que faziam essas transmissões.

Meu maior medo é que a historia da trova do Rio Grande do Sul possa estar sendo jogado fora ou esteja se deteriorando nas velhas fitas K7 muitas vezes pela falta de informação sobre o conteúdo.

Nenhum comentário: