Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O nascimento de um mito

Gildo de Freitas e Carminha de Freitas


Pois hoje 19 de junho marca os noventas anos do nascimento do Leovegildo José de Freitas mais conhecido como Gildo de Freitas, simplesmente o Rei dos Trovadores.


Em virtude disso compartilho com todos vocês uma homenagem que o também trovador Adão José de Souza mais conhecido como Formiguinha (agradeço ao amigo José Trilha que informou-me o nome verdadeiro dele), fez ao Gildo de Freitas.

Abaixo uma imagem do Formiguinha.





Infelizmente. Não tenho maiores informações sobre o Formiguinha, se alguém souber favor entrar em contato(jaisondb@gmail.com) comigo pois pretendo aqui nesse blog postar uma homenagem a ele.


Agora fiquem com a letra:


Os Dois Palanques do Rio Grande


Somos do passo d’ Areia

No tempo que era só brejo

Não freqüentemos os colégios

Só via as matas silvestres

Laçando boi no campestre

É que os dois tauras se espande

E nas tradições do Rio Grande

Nois os dois que somos mestres


Eu não estou me exaltando

És o povo que nos julga

E o artista se divulga

Fazendo letras bem feitas

Sei que todo mundo aceita

Estes dois galos de rinha

Quando canta o Formiguinha

Com o Gildo José de Freitas


Nossa idade está vencida

Mas ainda temo idéia

Pra conquistar uma platéia

No verso de improviso

Mas não sai de lombo liso

Ai de quem nos desafiar

Ainda queremos cantar

Para os anjos do Paraíso


E o dia que noís morrer

Só fica o nome na historia

Vamos para o reino da gloria

Levando muitos troféus

Na mão direita um soveu

Pra pialar alguma prenda

Oh São Pedro nos entenda

Nos deixem trovar no céu


Eu tenho a plena certeza

Que o senhor nos abre a porta

Não vai nos mandar de volta

De gaúcho demo prova

Com sete palmo de cova

De tanto auxilio aos pampas

Escreva na nossa campa

Aqui jaz o rei da trova


E vai ficar por lembrança

Pra ti que gostou de nós

No disco gravado a voz

Fotografia e cartaz

E o que é trovador faz

Uma prece na capelinha

Gildo de Freitas e Formiguinha

Descansa para sempre em paz

-------------------------------------------


Gildo de Freitas e a criançada!


Nenhum comentário: