Pesquisa personalizada

sábado, 1 de agosto de 2009

Gildo de Freitas Vs. Teixeirinha VIII

Dando seguimento a serie de artigos sobre a rivalidade entre Gildo de Freitas e Teixeirinha.


Gildo de Freitas x Teixeirinha


O fim da amizade


Começamos com uma curiosidade, a música Meu Ex-Amigo está no mesmo LP do “Facão de Três Listas” que é do álbum “Última Ginetiada” de 1974(mesmo Lp onde foi gravada a homenagem póstuma do Teixeirinha para José Mendes, que é a música Alma Penada).


Portanto pouco antes do Gildo responder o relho e o facão. Se antes dessa música o fim da estratégia de vendas -que era a guerra de rimas entre o Gildo de Freitas e Teixeirinha- poderia ser creditado ao sucesso especialmente do Teixeirinha, podemos também supor que já houvera um rompimento entre eles. As fofocas e intrigas poderia ter minado definitivamente a amizade deles já a partir de 1971. E a partir de então a guerra de rimas passaria a ser de verdade.

Fiquem com letra:


Meu Ex-Amigo


-É verdade ex-amigo

a dor ensina a gemer

por isso que agora eu canto assim.


Meu ex-amigo lamenta

Por não ter minha amizade

Do nosso tempo de amigo

Anda chorando a saudade

Fui teu amigo sincero

Mas tu não foi de verdade

Ouviste estes dois mentirosos

Me faltou com a lealdade

Preferiu meus inimigos

Não foi meu amigo

E me fez falsidade


Amigo, fui teu amigo

Dei-lhe amizade sincera

Mas preferistes aqueles

Que meus amigos não eram

Com aqueles dois chantagistas

Me preparaste uma espera

Eu não cai porque a tempo

Desconfiava da fera

Eles também te traíram

Pra sempre sumiram

Não te consideram


Meu ex-amigo hoje chora

Minha amizade não têm

No dia que me traíste

Magoado eu chorei também

Amigo que valeu ouro

Ficou valendo um vintém

Judas traiu por dinheiro

Cristo nasceu em Belém

E morreu crucificado

Por ter confiado nas falsas de alguém


Refazer a nossa amizade

Sei que tu tens esperança

Embora eu já perdoei

O teu papel de criança

Não posso ser mais amigo

Não tenho mais confiança

Uma amizade sincera

Pesa muito na balança

Tua amizade eu não peço

Só canto estes versos

Que vai por lembrança


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Vamos a analise de alguns versos:


“...Ouviste estes dois mentirosos

Me faltou com a lealdade

Preferiu meus inimigos...”


“...Mas preferistes aqueles

Que meus amigos não eram

Com aqueles dois chantagistas...”


Aqui não resta a dúvida que os dois mentirosos e os dois chantagistas podem ser o “velho e o filho” da música Relho Trançado. E o Teixeirinha acusa o Gildo de Freitas de ter se aliado a eles para armar algo contra o ele.


“...Eles também te traíram

Pra sempre sumiram...”


Sejam que tenha sido, aparentemente sumiram da mídia de então, fica aqui mais uma vez a curiosidade de saber que eram estes dois personagens e além de tudo teriam traído o Gildo de Freitas.


Mas a música decreta pelo lado do Teixeirinha o rompimento da amizade que começo lá em meados de 1955, do inicio Gildo é quem possuía mais cartaz, mas Teixeirinha conquistou se espaço e o sucesso foi gigantesco nos anos 60 quando mantiveram a guerra das rimas como estratégia de marketing. Os anos passaram e depois de 20 anos de uma amizade sincera e que o próprio Teixeirinha na música disse:

- Amigo que valeu ouro

E que acaba na mesma música: também afirmando.

- Ficou valendo um vintém



Gildo não enjeita proposta


Gildo de Freitas não respondeu “Meu –Ex-Amigo” de forma direta, ele já havia tentando no disco entender o Relho Trançado e o Facão de Três Listas que apesar do Teixeirinha negar que tenha sido para ele o povo todo do Rio Grande do Sul acabou consagrando Gildo de Freitas como o alvo do Teixeirinha e as fofocas e intrigas estavam sempre minando a relação dos dois, a participação ao vivo em programas de radio fomentavam isso, afinal isso era sempre assunto e qualquer afirmação de um era levado pelas pessoas aos ouvidos do outro mas sempre na forma de aumentar o desgaste da relação entre os dois, pois o povo sempre quer briga.


Em 1975 Gildo de Freitas lança o LP ‘O Ídolo’ onde ele gravou a música “Não Enjeito Proposta”. A música é um desafio publico que o Gildo propõe a Teixeirinha.

Fiquem com letra


Não Enjeito Proposta


Eu tenho pena é desse coitadinho

Que anda dizendo que é trovador

Vamos nós dois trovar numa praça

Pra o povo ver quem tem mais valor.

É só você marcar o local

Nós apostamos um bom capital

E o povo todo é nosso julgador.


Tu apresenta o teu repentismo

Depois eu entro apresento o meu

Depois eu canto o que eu escrevi

Tu também canta o que escreveu.

Depois trovemos versos de seis linhas

A tuas rimas bate contra as minhas

E o povo nota que é que perdeu.


No desafio eu te faço proposta

Arruma um outro que tenha cartaz

Respondo todas as perguntas no verso

Que em conjunto tu e ele faz.

Um de nós três vai gozar depois

Se eu perder pra vocês os dois

Eu entrego o cargo e não trovo mais.


Certas bobagens que andas dizendo

É pura inveja do Gildo de Freitas

Eu tenho a cara de homem sincero

E uso ela conforme foi feita.

E a tua cara de uma forma elástica

Já fez até uma operação plástica

E nem assim a cara não se ajeita.


Caso de briga eu não respondo mais

E o povo todo sei que não repara

Por que já sabe que és de bate papo

Tu teoriza e depois dispara.

Já estes dias um gaiteiro teu

Algo com ele aconteceu

E te sentou-lhe um cinzeiro na cara


Nem te alembraste do facão três listas

E nem tão pouco do relho trançado

Tu te lembrou de chamar recurso

Já deste prova de homem assustado.

Ele acertou por tu não ter destreza

Pra que então que arrotas as grandezas

E depois fica de couro marcado.

-É isso aí cabloco, não convém gritar muito


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Essa música se tornou uma espécie de hino a todos os fãs do Gildo de Freitas em se tratando das músicas relacionadas às brigas com Teixeirinha. Uma música escrita e interpretada sempre em tom de desafio querendo finalmente brigar de verdade, mas nas rimas. E se não bastasse somente o Teixeirinha para rival na rima, Gildo ainda propôs que o Rei do Disco arranjasse outro que tivesse cartaz que ele Gildo de Freitas respondia tudo nos versos e se por acaso perdesse ele se aposentava, isso só para demonstrar porque ele era conhecido como o Rei dos Trovadores.

Não deixa ainda de comentar sobre uma cirurgia plástica que Teixeirinha tinha feito e que mesmo assim a cara não se ajeitava.

Separei uma estrofe:


“...Caso de briga eu não respondo mais

E o povo todo sei que não repara

Por que já sabe que és de bate papo

Tu teoriza e depois dispara.

Já estes dias um gaiteiro teu

Algo com ele aconteceu

E te sentou-lhe um cinzeiro na cara...”


Além de dizer que Teixeirinha nas músicas era só bate papo e na hora da briga ele dispara, Gildo lembra que um gaiteiro(Ademar Silva) do Teixeirinha acertou um cinzeiro na cara do Teixeirinha nessa hora não teria feito uso nem do Facão tão pouco do Relho.

E o Gildo para finalizar ainda crava:


“...Pra que então que arotas as grandeza

E depois fica de couro marcado...”


De fato temos que lembrar nas músicas que Teixeirinha se exaltava sua habilidade com o facão e com o relho, mas quando a briga foi de verdade ficou com o couro marcado.

Das músicas gravadas em Discos, foi sem duvida a mais agressiva de todas tanto da parte do Gildo e da parte do Teixeirinha. Ainda nos dias hoje alguns fãs do Gildo de Freitas que odeiam Teixeirinha elegeram essa música como um símbolo dessa briga.


Das armas para as rimas.


Em “Meu Ex-Amigo” Teixeirinha abriu mão das armas para fazer um desabafo publico sobre o fim da amizade dele com o Gildo de Freitas. Além da letra de Ex-amigo ser em tom de desabafo a própria interpretação do Teixeirinha o mostra lamentando o rompimento mas em nenhum momento deixa de afirmar que a amizade deixou de existir por causa de uma traição cujos protagonistas dessa traição são até hoje desconhecidos de todos nós. O que teria levado Teixeirinha a acreditar que o Gildo teria se aliado a eles? E se foi verdade o que teria levado o Gildo de Freitas a se unir a os “chantagistas” para armar para cima do Teixeirinha? São duvidas que infelizmente não existem respostas. Mas não deixa de ser interessante que nesse rompimento Teixeirinha não proferiu na música nenhuma ameaça e nenhum desafio, apenas acusações de traição.


Gildo de Freitas jamais se referiu a essa música e tão pouco aos dois “chantagistas” ou ao “velho e o filho” em suas músicas. O Gildo adotou um estilo mais agressivo, tática que ele já havia imposto na música “não mexa com que está quieto” junto claro com o tom de desafio mostrando que ele sempre estava pronto para o duelo das rimas e também físico.


De todas ao músicas gravadas em Longs Plays do Gildo de Freitas e Teixeirinha que são consideradas pertencentes a guerra de rimas, as duas únicas que são verdade(que refletem o sentimento de um ao outro) e não são de brincadeira tão pouco fazem parte da estratégia de vendas, são “meu ex-amigo” e “não enjeito proposta” e nesse período de 1974 até 1977 eles permaneceram “inimigos” tanto publicamente (isso foram toda a carreira, mas como marketing) mas agora também no lado pessoal.


Desta maneira encerramos mais capitulo da serie de artigos Gildo de Freitas x Teixeirinha, em setembro chega a vez do Cachorro Velho e da Resposta do Cachorro Recalcado e já anunciando que além do retorno da montagem da trova virtual também vou publicar um arquivo de áudio inédito sobre o que Gildo de Freitas pensava sobre Teixeirinha e amizade falsa. E que dessa feita também há um terceiro personagem que também gravou uma resposta ao cachorro velho.

Um comentário:

Giovane Silva disse...

O blog Gildo de Freitas está muito bom!

Poderia sugerir para você uma entrevista com a Dona Carminha, porque provavelmente ela teria a maioria das respostas das perguntas que nas musicas tinha.

Uma pergunta: Em uma trova entre o Gildo e (provavelmente) seu filho, o filho diz que seguiria os passos do pai, seguindo criando musicas e trovando, mas não foi o que aconteceu. Hoje, quem está "representando" Gildo de Freitas hoje é o Cancioneiro, regravando as músicas do trovador. Você saberia explicar o porque do filho do Gildo não seguir cantando como o pai nos dias de hoje, onde existe Teixeirinha Filho e José Mendes Junior (aliás, não sei onde foi parar o José Mendes Junior)?

Seria interessante ouvir uma trova entre Gildo de Freitas "Junior" e Teixeirinha Filho, ou mesmo as provocações entre eles, mesmo que fossem regravações de seus respectivos pais.

Abraços

Continue atualizando o blog! Toda a semana visito o blog para ver as novidades e sobre o Gilvo vs Teixeirinha.

Giovane