Pesquisa personalizada

sábado, 22 de novembro de 2008

Gildo de Freitas - O trovador dos pampas

Estamos chegando um pouco atrasado, mas está ai mais um Disco Analisado!


Gildo de Freitas- O Trovador dos Pampas

























Gildo de Freitas- O Trovador dos Pampas foi o primeiro Lp gravado por Gildo de Freitas

pela extinta gravadora Continental. As gravações ocorreram em São Paulo no ano de 1963 e o lançamento deste Lp foi em 1964.

O lado A desse long play trazia na faixa um a milonga “Historia dos Passarinhos”, clássico onde faz de certa forma um desabafo sobre o tempo em que ele esteve preso. A faixa dois traz “Carta pra Mamãe” que ele compôs em Alegrete quando corria o boato na Capital que ele estava morto na década de 50. Faixa três é o clássico “Baile no Chico Torto” e na quatro é “Trança de China” e a milonga “Percorrendo o Rio Grande” na faixa cinco. Faixa seis é “Saudade do Alegrete” e completa este Lado A é a música “Camperiada de Amor”. Alias este Lp é atípico pois ao invés das tradicionais doze faixas este lp continha quatorze faixas.

O lado B começa com a música Conhecendo o Brasil e em seguida “Briga no Carreiramento”. Na faixa três segue a valsa “Prova de Amor” e na quatro o arrasta-pé “Acordeona” e segue na faixa cindo a milonga “Estrada da Vida”. Já na Faixa seis uma provocação a um sucesso da época do Pedro Raimundo(Adeus Mariana) Gildo então canta “Que Jeito Têm a Mariana” e o disco termina com uma homenagem ao Getulio Vargas na música “A Grande Perda do Brasil”. Todas as músicas são de autoria do Gildo mas algumas contaram com participações na composição como Historia dos Passarinhos(Gildo e Palmeira), Baile no Chico Torto(Gildo e Y.Serra), Conhecendo o Brasil(Gildo e Victor Sttanni) e Acordeona(Gildo e Milton José). As demais são só do Gildo de Freitas. As imagens do Lp que estou publicando é de um relançamento mas tanto capa e contracapa são idênticas ao original





Para conhecer mais letras e saber informações sobre as músicas do Gildo de Freitas acessem:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/listagem-oficial-de-msicas.html


Para conhecer a trajetória pessoal e musical do Gildo de Freitas acessem sua Biografia:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/06/biografia-do-gildo-parte-1.html


E não deixem de conferir também as brigas com Teixeirinha:

http://gildodefreitas.blogspot.com/2008/11/gildo-vs-teixeirinha-i.html


Nenhum comentário: