Pesquisa personalizada

sábado, 6 de dezembro de 2008

Dia do Trovador

Eu havia escrito que não haveria mais artigos, mas uma razão muito especial alterou meus planos.


Semana passada esqueci de lembrar a todos a data de 04 de dezembro. Em 1982 falecia Leovegildo José de Freitas, mais conhecido como Gildo de Freitas que está eternamente reconhecido como o imbatível Trovador dos Pampas.


Também marcou em 1985 o falecimento de Vitor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha que é reconhecido como o Rei do Disco. Não é mero acaso do destino que os dois nomes mais expoentes da música Rio-Grandense vieram a falecer no mesmo 04 de dezembro.

Proporcionou para que em 1989 a assembléia legislativa aprovasse um projeto de Lei do deputado Joaquim Moncks que fixa o dia 04 de Dezembro como o “Dia do Poeta Repentista Gaúcho e do Artista Regional Gaúcho” e que consagra como patronos respectivamente Gildo de Freitas e Teixeirinha.


Desde modo o dia 04 de dezembro não deve ser lembrado simplesmente como o dia da morte do Gildo e do Teixeirinha, mas para lembrar e exaltar o que estes homens representaram para cultura Rio-Grandense.

Durante a semana Farroupilha sempre havemos de lembrar que o maior responsável pelo resgate da historia e dos ideais farroupilhas -que leva todos os anos no dias 20 de setembro milhares de cavalarianos as avenidas das cidades Gaúchas saudando a Revolução de 170 anos atrás- foi Paixão Cortes que junto com outros jovens estudantes do Julio de Castilhos criaram o CTG 35.


Portanto que essa data sirva para a lembrar a todos os gaúchos que Gildo de Freitas e Teixeirinha durante suas vidas e nas suas músicas exaltaram nossa cultura, nosso estado, nossa vida, nossa historia. Suas músicas jamais deixam de serem atuais e de retratar nosso sistema de vida como diria o Gildo de Freitas. Eles são exemplos para todos os demais artistas regionais do passado, do presente e do futuro. Assim como Paixão Cortes recriou o espírito Farroupilha e aumentou nosso orgulho das tradições Gaúchas, Gildo de Freitas e Teixeirinha criaram a identidade da música regional Gaúcha.


Homenagens ao Gildo e Teixeirinha não se resumem apenas no dia 04 de Dezembro. Gildo de Freitas é nome de CTG, de rua, de bairros, do mesmo modo Teixeirinha. Todos os dias as rádios de música regional gaúcha rodam músicas destes artistas. Existem até programas dedicados somente a Gildo e Teixeirinha (em minha cidade, aos domingos há uma radio que só reproduz músicas do Gildo, Teixeirinha e Zé Mendes). Exemplo é o Professor Claudiomar que em Canguçu dedica aos domingos ás 07:00 da manhã um programa que só roda músicas do Teixeirinha (http://www.radiocultura1030.com.br).


Este Blog nasceu com este propósito de perpetuar na Web a historia de Gildo de Freitas por isso saúdo todos os acessos que este Blog recebeu desde 21 de junho quando este blog passou a ser efetivamente útil em informações.

Faço como muitas pessoas, dedico todos os dias em homenagem a Gildo de Freitas e de que maneira ora escutando e estudando sua obra, ou seja suas músicas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas bah! Teixeirinha tem 2 rádios com programa que roda só musicas dele! Além dessa que vc citou, tem a AM 1120, no Programa Querencia Amada, apresentada por sua filha Betha Teixeira. E o Gildo, tem programa que só roda músicas dele?