Pesquisa personalizada

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Planejando dois mil e nove


Antes de qualquer coisa respondo a pergunta que o Bruno fez semana passada sobre se Marco Aurélio tinha sido gaiteiro do Gildo de Freitas. Pois então Gildo teve um amigo gaiteiro e trovador que o acompanhava e trovava contra o Gildo, mas não se confunda com o Marco Aurélio Vasconcellos do conjunto “Os Posteiros”, esse é outro Marco Aurélio. O Marco Aurélio companheiro do Gildo, era de Viamão e conhecia o Gildo desde guri e ele junto com o Gildo de Freitas compôs e canta a música “Pedidos de um Gaúcho” gravada em um Lp do Gildo em 1979. Portanto mais uma duvida esclarecida.


Giovani faz duas perguntas, a primeira sobre o que eu acho sobre as regravações das músicas do Gildo de Freitas feitas pelo Cancioneiro, sobre isso eu pessoalmente não gosto muito principalmente quando se conhece a versão original, mas como ele têm gravando uma grande quantidade, deve haver quem aprecie. Aliás um dia ainda vou revelar alguns detalhes sobre algumas regravações que alguns cantores fizeram das músicas do Gildo.

Sobre a outra pergunta, eu aconselho buscar essa informação no Blog Revivendo Teixeirinha do meu amigo Chico Cougo, pois o que sei depois da separação Teixeirinha até tentou com a Nalva Aguiar fazer uma parceria.


O Renam pergunta onde o Gildo está sepultado, eu alguns meses atrás tinha dado a informação que ele estava sepultado no cemitério velho de Viamão e até estava na minha pauta descobrir o local exato do tumulo e o endereço preciso do cemitério. Vou averiguar maiores detalhes e quando tiver dou noticias.


Outra questão é que implementei nessa semana de maneira experimental uma nova ferramenta que é para contatar-me pelo e-mail diretamente pelo Blog. Basta colocar seu nome, seu e-mail e digitar a mensagem, vai abrir uma nova janela para confirmar seu email para que eu possa responder e agradecer o contato. Ela foi bem recebida pelos leitores e portando está aprovada. Desta forma têm três maneira de se comunicar com o Blog, ou seja, comentar o artigo, recado na caixa de mensagens de forma pública e agora complementando com essa maior facilidade em enviar um e-mail.


Este ano marca no dia 19 de junho os noventas anos do nascimento do Gildo de Freitas e para essa data vou revisar as quatros partes da Biografia que publiquei acrescentando novas informações.


E para finalizar é que em 2009 no Blog Gildo de Freitas será dedicado a discutir a relação entre Gildo de Freitas e Teixeirinha. Em dezembro eu já tinha publicado a primeira parte e hoje publiquei a segunda parte. De hoje em diante até o mês de dezembro, no primeiro sábado de cada mês haverá um artigo dedicado as polemicas músicas dedicadas do Gildo ao Teixeirinha e vice-versa, que no total serão doze. Deste modo eles ficam divididos pelas músicas das brigas, como as armas, bailes, cobras e etc e segue a ordem cronológica desde a parceria até a morte do Gildo de Freitas. O interessante é que vão se somar a essa disputa do Gildo de Freitas e do Teixeirinha novos personagens que todos os leitores do Blog vão conhecer no decorrer do ano.

Uma das maiores dificuldades é entender o contexto da briga quando já se passaram mais de quarenta anos, felizmente com a ajuda de amigos que conviveram com o Gildo de Freitas isso têm sido superado.

Um comentário:

Giovane da Silva disse...

Valeu por responder à minha pergunta!