Pesquisa personalizada

sábado, 2 de maio de 2009

Gildo de Freitas Vs. Teixeirinha V

Dando seqüência aos artigos Gildo de Freitas Vs. Teixeirinha:


Gildo Vs. Teixeirinha I

Gildo Vs. Teixeirinha II

Gildo Vs. Teixeirinha III

Gildo vs. Teixeirinha IV


A Gaúcha Milongueira


Milonga da Fronteira foi um dos maiores sucessos do Teixeirinha da década de sessenta, essa música é do Long Play Gaúcho Autêntico de 1964. Nesta música o Teixeirinha conta sua passagem aqui pelos lados da fronteira, na costa do Uruguai (terá sido em Uruguaiana?) onde ele encontra uma linda fronteiriça milongueira. Teixeirinha é desafiado pela Gaúcha Milongueira, desafio esse que valia o amor dessa mulher, mas Teixeirinha perde na rima para ela e aparece outro violeiro que vence na rima e conquista a milongueira com seus versos.

Fiquem com letra:


Milonga da Fronteira


Atravessei a fronteira por eu ser bom violeiro

Conhecer mais um pedaço do meu torrão brasileiro

Na costa do Uruguay fiz milonga no terreiro

E uma fronteiriça linda me chamou de milonguero


Respondi pra fronteiriça não sou milongueiro não

Eu só toco está milonga que eu diz de prevenção

Só para ver se conquisto o seu meigo coração


Ela foi me respondeu porque se és cantador

Eu também sou milongueira no violão tenho valor

Vamos fazer um desafio ganhando és merecedor

E se tocares mais do que eu será teu o meu amor


Ela pegou o violão tocou sem acanhamento

A primeira e a segunda eu fiz acompanhamento

Mas depois perdi pra ela e fiquei no sofrimento


Mas depois daquela trova por acauso aconteceu

Pra tocar com a fronteiriça outro violeiro apareceu

Isto na primeira trova a fronteiriça perdeu

Hoje ele vive com ela e quem ta sofrendo sou eu


Adeus fronteiriça linda magoaste o meu coração

Nunca mais toquei milonga no presente violão

Pois a milonga só trouxe para mim desilusão

Pois a milonga só trouxe para mim desilusão



Mudança de Estratégia


Milonga da Fronteira é de um Lp de 1964, portanto anterior a Baile de Mais Respeito(1965), A Cobra Cascavel(1966) e Foi tu Que Mexeu Comigo(1968), mas Gildo de Freitas só escreveu a resposta em 1969 com a música Resposta da Milonga -do Lp De Estância em Estância.


Teixeirinha já havia usado desse recurso quando da música que respondia Baile de Respeito do Gildo de Freitas. Na música Baile de Mais Respeito de 1965 Teixeirinha usa como pano de fundo o Baile no Chico Torto do Gildo que era de 1963.


Mas o que teria levado ao Gildo usar uma música de cinco anos antes para atacar o Teixeirinha? Como vocês viram nos artigos anteriores, Gildo fazia o Golpe e Teixeirinha o contragolpe que acabava finalizado a peleja, deixando o Gildo sem poder fazer uma nova resposta ou até mesmo um recontragolpe.


Já tinha sido assim, em Não Mexa com Quem Está Quieto, Gildo provocou. Teixeirinha veio e trucidou o Gildo com a música “Foi Tu que Mexeu Comigo”, portanto não adiantava criar uma nova música com um novo assunto, pois Teixeirinha viria novamente para um contragolpe certeiro e isso devia estar deixando o Gildo irritado pois nunca ficava com o ultimo verso da briga;


Ao criar a Resposta da Milonga, Gildo de Freitas virou o jogo e a partir de então Teixeirinha faria o golpe e Gildo o contragolpe mortal, deixando o Rei dos Trovadores com a ultima palavra sob o Rei do Disco.


O Outro Milongueiro


Se a intenção era encerrar uma briga e ter o ultimo verso, Gildo de Freitas não poderia ter feito escolha melhor dentre as inúmeras composições do Vitor Mateus Teixeira. Nesses versos Teixeirinha deixou a oportunidade que faltava ao Gildo:


(Trecho da música Milonga da Fronteira)

Pra tocar com a fronteiriça outro violeiro apareceu

Isto na primeira trova a fronteiriça perdeu

Hoje ele vive com ela e quem ta sofrendo sou eu


Desse modo é que entra o Gildo de Freitas na historia e na letra abaixo vocês vão ver como ele aproveitou a brecha que o Teixeirinha deixou.


Resposta da Milonga


O Teixeirinha um dia destes eu andei lá na fronteira

adonde tu perdestes pra gaúcha milongueira,

Um lugar muito bonito, a china bonita e bela,

Só achei muito esquisito tu ter perdido pra ela.


Eu cantei lá um pouquinho e ela também cantou

Depois só nós dois sozinhos, esta história me contou

Quando o Teixeirinha veio cantei com ele e venci

Contigo dei um floreio, me entreguei, me convenci.


E hoje estou resolvida sair no mundo sem fim

Te entregar a minha vida e faça o que quiser de mim

E foi assim a história sem ofender a ninguém

Venci sobrando memória e trouxa a china também.


O Teixeira se queres ver aquela que te venceu

Tu podes aparecer mas quem manda nela é eu

Vive cheia de alegria, de contente quase louca

Se eu deixo ela passa o dia beijando na minha bouca.


Gildo aproveitou e bem a Milonga da Fronteira como pano de fundo, em uma resposta que mais parece uma provocação bem ao estilo do Rei dos Trovadores ao Rei do Disco.


O desvendamento da Milonga


Gildo aproveitou e bem a Milonga da Fronteira como pano de fundo, em uma resposta que mais parece uma provocação bem ao estilo do Rei dos Trovadores ao Rei do Disco.

Dessa feita Gildo de Freitas levou enorme vantagem, deixou Teixeirinha sem resposta e finalmente conseguiu encerrar um briga. Mas o Gildo de Freitas também não perdeu a oportunidade de mais uma vez se gabar de ser melhor repentista e além de tudo um conquistador. Certamente Teixeirinha não esperava por essa, afinal já havia passado cinco anos da gravação desta música e desta vez ele acabou provando do seu próprio veneno.


Como não poderia ser diferente mais uma vez montei com as músicas Milonga da Fronteira e Resposta da Milonga uma trova a distancia entre Gildo de Freitas e Teixeirinha.



Foi-se os anos 60


Pois hoje encerramos o ciclo das brigas da década de 60, período em que tanto Gildo de Freitas e Teixeirinha estavam consolidando suas carreiras em busca de sucesso. Teixeirinha já alçava vôos mais altos com shows fora do Rio Grande do Sul e além de tudo a partir de 1965 Teixeirinha já havia se tornado agora estrela de cinema. Essa etapa foi claramente uma estratégia de vendas, que depois da resposta da milonga foi abandonada, pois eles já haviam conquistado seus espaços e já tinham milhares de fãs no Rio Grande do Sul e no Brasil.


Em junho vamos chegar aos anos 70, o auge da briga, dos facões e dos relhos, do rompimento até as latidas dos cachorros sejam eles recalcados ou amigos.

E desde já aviso que de junho até dezembro muitas novidades vão surgir.



Se existir qualquer discordância com os artigos, convido-os para entrar em contato pelo e-mail jaisondb@gmail.com ou deixar recado na caixa de mensagens.

Nenhum comentário: