Pesquisa personalizada

sábado, 6 de junho de 2009

Gildo de Freitas Vs. Teixeirinha VI

Não deixem de conferir as edições anteriores:


Gildo x Teixeirinha I

Gildo x Teixeirinha II

Gildo x Teixeirinha III

Gildo x Teixeirinha IV

Gildo x Teixeirinha V


E agora fiquem com a sexta edição:



O sucesso provoca a paz


Agora estamos nos anos setenta mais precisamente em 1973, já se passaram quatro anos da última música que pertencem as trovas a distancia (Resposta da milonga, 1969). Mas o que teria ocorrido para haver este armistício entre Teixeirinha e Gildo de Freitas?

No Caso do Teixeirinha não faltaram discos, pois ele estava gravando uma media de dois por ano e no cinema ele estava batendo recordes de publico. Gildo de Freitas estava estabilizando sua carreira, passando a se dedicar mais à música e quase gravando um Lp por ano e arrastava milhares a suas apresentações principalmente para apreciar suas trovas e repentes.


Justamente o estrondoso sucesso do Teixeirinha acabou por esfriar a briga, já que em tese quem deveria agora propor briga desta feita era o Rei do Disco pois fora o Gildo de Freitas quem respondeu por último. Para Teixeirinha já não era mais necessário usar da estratégia de “trovas a distancia” com o Gildo, pois seus discos já vendiam bastante. A velha tática para vender discos havia sido deixada de lado pelo Rei do Disco.


Do lado do Gildo de Freitas era interessante ficar quieto para não cair em contradição pois na música “Não mexa com quem está quieto” ele pedia para não ser provocado e portanto não gravou mais nenhuma música em provocação ao Teixeirinha.

Mas mesmo com o sucesso em Porto Alegre e no interior em bailes, rodeios, shows e programas de rádios Gildo de Freitas não se entusiasmava para gravar Lps com mais freqüência, certa vez a gravadora Continental teve que trazer os equipamentos para realizar a gravação em Porto Alegre pois o Gildo se recusou a ir a São Paulo porque não teria gostado da forma como foi tratado na capital paulista em outras gravações.


Algumas testemunhas relatam que nesse período de 1969/1973 as fofocas foram o meio de fustigar a briga, pessoas ligavam para a casa do Gildo para dizer que em tal apresentação ou programa de radio o Teixeirinha havia falado mal dele, e da mesma forma os ‘fofoqueiros’ faziam em relação ao Teixeirinha, ligando para casa dele relatando as supostas provocações que o Gildo teria feito a ele. Mas nada que levasse o Gildo de Freitas e o Teixeirinha a reiniciar nos discos as brigas, afinal eles sempre manteram uma relação fraternal e de muito respeito.



Teixeirinha volta a atacar!


O ano é 1973, o disco “O Internacional” (antes de tudo responde-lhes que não era dedicado a nenhum clube de futebol,até porque Teixeirinha era Gremista) e este disco possuía músicas que exaltavam cidades como a música Passo Fundo do Coração e Capão da Canoa. Mas a música que vamos analisar é Relho Trançado. O que teria levado Teixeirinha determinar o fim da trégua e agora levantar em armas?

Fiquem com a letra:



Relho Trançado

Um mau elemento me desafiou
Decerto não sabe ainda quem eu sou!
Me pediu resposta,aqui eu estou,
Esperando a briga que tu me marcou!

Tu sabe onde eu moro e por onde eu passo,
A raça que eu tenho e a força do braço.
Traz o teu trabuco e as balas de aço,
Tu erras os tiros e eu te passo o laço!

Meu relho trançado eu carrego comigo
É a arma que eu tenho prá fraco inimigo!
Tu puxa o trabuco e eu vou no perigo
E marco o teu lombo no sistema antigo.

Velhinho ordinário, tu já é arroz,
Pelo teu recado o filho vem depois!
Eu conheço a tropa e o mugir dois bois
Traz o filho junto, que eu bato nos dois!

Cão que muito ladra não morde ninguém
Quem manda recado é certo que não vem!
Mas, se acaso vier, já me preparei bem:
Meu relho trançado muita fama tem!

Tu, antes de vir, compra a uma gamela,
Ponha sal bem grosso e água morna nela
Prá salgar teu lombo, também as canela,
Depois cala a boca, língua de tramela!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



Ao ler estes versos a única certeza que tenho é que essa música não era para Gildo de Freitas. Muitas pessoas erroneamente ainda insistem que Relho Trançado faz parte das músicas que Teixeirinha provoca Gildo de Freitas. Mas com plena convicção eu discordo dessa tese. Estas pessoas usam como argumento o simples fato que o Gildo respondeu a música e logo seria dedicada a ele, mas isso não pode ser encarado como um argumento definitivo, para contrapor essa tese vamos aos fatos.


“Um mau elemento me desafiou”

Em seus Lps e em suas trovas Gildo de Freitas não desafiou Teixeirinha após 1969;


“Traz o teu trabuco e as balas de aço,
Tu erras os tiros e eu te passo o laço!”

Gildo de Freitas jamais teve música nenhuma onde ele falasse em trabuco e balas de aço;


“Velhinho ordinário, tu já é arroz,
Pelo teu recado o filho vem depois!”

Gildo em 1973 tinha 54 anos e não era um velhinho e também não envolveria seus filhos numa briga até porque nem eram muito ligadas às músicas e também atentem que Teixeirinha nessa época estava com 46 anos portanto não era lógico o Rei do Disco chamar o Rei dos trovadores de velho já que a diferença de idade era pouca.


Mas é claro a pergunta que fica, se a música não era para Gildo de Freitas, para quem era então?

Hoje passados 36 anos é muito difícil saber, sem ter vivido a época e compreender o contexto envolvido, somente com muito estudo e falando com pessoas que viveram e conviveram com os personagens envolvidos. Certa feita em e-mail a fundação Teixeirinha, não souberam me responder para quem teria sido as músicas Relho Trançado e Facão de Três listras. O próprio editor do Blog Revivendo Teixeirinha, Chico Cougo que há muitos anos está pesquisando profundamente a vida e a obra do Teixeirinha também nunca chegou a uma conclusão definitiva a respeito.


Umas das únicas pessoas capazes de saber é Mary Terezinha mas isso nunca foi pauta de qualquer entrevista que já tenha sido feita e ela também faz questão de esquecer e esconder sua trajetória ao lado do Teixeirinha.

Para aqueles que imaginar para quem teria sido essa “provocação” é bom pensar quem eram os músicos da época, não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil inteiro, pois o trabalho do Teixeirinha já repercutia no Brasil inteiro e se isso foi publicado em disco a boas chances de ainda haver esse registro fonográfico.


Quem souber algo a respeito e suspeitar de alguém, entre em contato comigo pelo e-mail:(jaisondb@gmail.com).



O Rei dos Trovadores de volta a peleja!


Gildo de Freitas teve que esperar dois anos para gravar a “Resposta do Relho Trançado”, já que não gravou nenhum Lp em 1974. Esse fato ocasionou uma questão muito importante que muitas pessoas ignoram.

Antes do Gildo de Freitas gravar a “Resposta do Relho Trançado’, Teixeirinha já tinha gravado em 1974 o ”Facão de Três Listras”. Por isso que no Long Play “Gildo de Freitas E Seus Convidados”(1975) continham as duas respostas, do Facão, que era faixa um do lado A, e do Relho que era faixa um do lado B.

Esse disco é curioso, pois as demais músicas do Disco eram cantadas pelos irmãos Vargas, apesar da maioria ser de autoria do Gildo de Freitas, mas ele canta somente as duas respostas.

Mas vamos tratar somente da “Resposta do Relho Trançado”, que até pode ter sido composta já em 1974 e ter sido cantada nas suas apresentações, mas só foi gravada em Lp em 1975.

Fiquem com a letra:



Resposta do Relho Trançado


Olha gaúcho, esse relho-trançado
Que você pôs numa gravação
Todo mundo pensa que é pra mim
Você na carta me disse que não
Se eu fosse tu, eu dizia o nome
Abertamente, quem é esse homem
Tirava o povo dessa confusão


Se é de fato, imaginação
Estais provando que não é decente
Todo o poeta na inspiração
Expande em rima o que a alma sente
Estás trovando as tuas qualidades
E demonstrando que tu tem vontade
De agarrar a fama de home valente


Nosso programa tem muito valor
O povo escuta todos os dias
Nós já nascemos com esta missão
De transmitir, pro povo, alegria
E o bom artista não tem inimigo
E esse povo todo é nosso amigo
É muito feio arrotando a lentilha
-"Não faz fiasco vivente"


Tu deves dar é graças a Deus
Por ter nascido com esse dom da rima
Não é com reio, não é com facão
Que esse povo te adora e te estima
Eles te querem por seres cantor
No sacrifício planta-se está flor
Estás querendo pisotear por cima


Você agarra este reio trançado
E dê pra outro que se garante
E reconheça que tu foi errado
E que na letra foste ignorante
Acho melhor aceitar o meu conselho
Porque um artista de facão e reio
É mau conselho para o estudante


Esta resposta, serve de conselho
De um índio grosso criado em campanha
Um homem nunca se ameaça o reio
Quem ameaça quase nunca ganha
O inimigo que é ameaçado
Ele espera o outro preparado
Quem vai surrar quase sempre apanha

- Não alerta o leão que ta dormindo vivente.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -



Gildo adotou nessa música uma postura amena, tentando convencer o Teixeirinha a depor em armas e não mais brigar. E também prova que a música Relho Trançado não era para Gildo de Freitas. Não bastasse isso reconhece as qualidades do Teixeirinha e nenhum momento faz qualquer desfeita ou trata com ironia o trabalho ou a conduta do Teixeirinha.


“Todo mundo pensa que é pra mim
Você na carta me disse que não”


Pois o povo já estava fazendo intriga e fuxico para os dois maiores nomes da música do Rio Grande do Sul voltassem a brigar nos discos e que levou até o Teixeirinha escrever uma carta para o Gildo negando que a música tivesse sido pra ele.


“Porque um artista de facão e reio
É mau conselho para o estudante”


Aqui mostra que quando o Gildo escreveu essa música, Teixeirinha também já havia gravado “Facão de Três Listras”, e o mau conselho serve de referencia a um antigo sucesso do Teixeirinha “Hino dos Estudantes” de 1961.


“- Não alerta o leão que ta dormindo vivente.”


Essa certamente faz lembrança que ele, Gildo passou seis anos sem gravar nada ao Teixeirinha e que o Rei do Disco estava acordando o leão, Rei dos Trovadores.


Desta feita nem realizei nenhuma montagem, pois não cabe nesse capitulo. Gildo de Freitas Vs. Teixeirinha VI não foi um artigo sobre a briga do Teixeirinha com o Gildo, mas para tentar esclarecer a todos que dessa vez não foi provocação. É bem como disse o Gildo de Freitas:


“Se eu fosse tu, eu dizia o nome
Abertamente, quem é esse homem
Tirava o povo dessa confusão”


Certamente continuaremos a pesquisa até um dia realmente saber para quem foi a música “Relho Trançado”. Em julho vamos para o Gildo Vs.Teixeirinha VII onde discutiremos o “Facão de Três Listras” e nesse capitulo teremos um novo personagem que talvez explique a origem do Facão e desde já informo que é um personagem que permaneceu oculto nos últimos trinta anos.


………………………………………………………………………………………


Se existir qualquer discordância com os artigos, convido-os para entrar em contato pelo e-mail jaisondb@gmail.com ou deixar recado na caixa de mensagens.

Nenhum comentário: